Wednesday, May 24th

Last update:01:09:50 PM GMT

Headlines:
You are here: DIÁSPORA França Mais de mil pessoas já foram recenseadas na França

Mais de mil pessoas já foram recenseadas na França

O presidente da Comissão de Recenseamento Eleitoral, na França, Joaquim Maia adiantou que estão satisfeitos com a participação no recenseamento que arrancou há um mês e segundo ele, os cabo-verdianos já entenderam a necessidade do ato como um imperativo cívico.

 

 

Questionado se o número de recenseados até o momento era razoável, Maia respondeu que cientificamente não se pode dizer quantos cabo-verdianos estão na França. "Na Embaixada temos mais de 27 mil inscritos, entre eles crianças e pessoas que ainda não podem recensear-se", explicou.

 

Conforme o presidente, quase sete mil pessoas haviam sido recenseadas em 2006, por isso acredita que 1063 pessoas recenseadas em menos de um mês é um bom sinal e mostra que cabo-verdianos estão interessados. "Eles estão a dirigir-se com grande afluência á Embaixada, ao consulado em Marselha e ao posto em Nice. Num fim de semana recenseamos 88 pessoas em Nice", adianta.

 

Segundo Maia, semanalmente a Comissão reúne-se e surgem propostas de melhoria do trabalho. Ainda, através de representantes de associações e de partidos políticos, vão fazendo chegar informações dos locais onde podem  encontradas equipas recenseadoras.

 

"Temos só quatro equipas, o tempo é pouco e não temos muito dinheiro para poder-mos mandar equipas para muitos lugares daí privilegiar-mos regiões onde os cabo-verdianos estão mais juntos", afirma ele que avança que em princípio o recenseamento vai até 26 de novembro e que até lá vão fazer de tudo para chegarem até onde for possível.

 

Em jeito de balanço, Joaquim Maia considerou que as coisas estão a correr bem, mas que a informação precisa passa melhor porque muita gente ainda não sabe que o recenseamento está a decorrer. Para melhorar a comunicação, Maia apela a cada cabo-verdiano para ligar para um, dois, três ou dez amigos e explicar-lhes que o recenseamento está em curso. "Basta trazerem um passaporte ou um bilhete de identidade, mesmo caducado que em dois minutos estarão recenseados", afirma.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

 

JoomSport Season Table

 

A

Team
Wins DRAW Lost Points
1 Académica do Porto Novo [SA] 0 0 0 0

B

Team
Wins DRAW Lost Points
1 Mindelense [SV] 0 0 0 0