Friday, Mar 31st

Last update:01:09:50 PM GMT

Headlines:
You are here: DESPORTO Futebol Marco Soares fora dos convocados para a CAN

Marco Soares fora dos convocados para a CAN

E-mail Imprimir PDF

Ausência do capitão Marco Soares e chamada do avançado Ricardo Gomes são as principais novidades da pré-convocatória do selecionador nacional Rui Águas, anunciada na noite de ontem (16), na Televisão de Cabo Verde, acompanhado do Adjunto, Felisberto Cardoso [Beto] e do preparador de guarda-redes Mem Ramirez [Bera].

 

A lista definitiva com os vinte e três escolhidos para a operação Copa de África das Nações - Guiné Equatorial 2015, será conhecida, no dia 23 deste mês.

 

Apesar de não ter disputado a qualificação, Marco do 1º de Agosto de Angola e que é o jogador mais antigo dos selecionáveis -- estreiou no dia 27 de maio de 2006 frente a Portugal -- vinha treinando com o plantel do Estoril de Portugal e esperava entrar nas opções.

 

Menos de uma hora após a divulgação da lista, em declarações à Rádio de Cabo Verde, o atleta manifestou a sua tristeza mas reiterou seu total apoio ao grupo.

 

Já a inclusão do avançado salense Ricardo Gomes do Vitória de Guimarães, segundo o selecionador foi uma forma de mostrar aos jovens talentos que ele está atento ao trabalho que vêm desenvolvendo.

 

Ricardo que foi internacional Sub 20, vem sendo acompanhado há alguns anos. Ainda júnior, fez parte dum estágio aquisitivo que reuniu em Santiago talentos como Djanini, Rody e Élber que agora faz parte da seleção de Angola, entre outros.

 

Dos trinta eleitos, dezasseis são repetentes, fizeram parte do grupo que participou na edição anterior da prova. Outro detalhe é que vinte um dos atletas iniciaram sua formação profissional de base, aqui no Arquipélago.

 

O médio Calú é o mais veterano e o guarda-redes Ivan Cruz que é conhecido por Somada, devido ao lugar onde mora em Cruz João Évora, São Vicente é o mais jovem.

 

O médio e capitão Babanco é o mais antigo na seleção, estreiou no dia 9 de setembro de 2007 na Guiné Conakry. Também é o segundo mais internacional na história da seleção principal e em breve deve bater o antigo capitão e agora membro da equipa técnica Cláudio Aguiar [Lito] e tornar-se no número um do País, em internacionalizações AA.

 

Na baliza manteve-se a aposta na escola de guarda-redes de São Vicente, todos os convocados são da ilha, assim como na CAN da África do Sul. Na defesa, o central Fernando Varela do Steaua de Bucareste é o principal nome, ele que foi eleito o melhor jogador estrageiro na Roménia.

 

No ataque encontramos a principal estrela da constelação, Nhuck do Sporting de Portugal, o segundo melhor marcador da história da seleção em jogos internacionais e bi-campeão do Selo Morabeza na categoria Jogador de Confiança dos Cabo-verdianos.

 

A lista completa é formada por:

 

Guarda Redes: Somada (Gil Vicente), Thierry (Benfica) e Ken (Nacional), ambos clubes de Portugal e Vozinha (Progresso de Sambizanga, Angola);

 

Defesas: Carlitos (AEL Limassol, Chipre); Gegê (Marítimo, Portugal), Stopira (Videoton, Hungria), Jeffrey e Josimar (Dorderecht, Holanda), Kay (Universidade de Craiova, Roménia), Peck's (Gil Vicente, Portugal), Fernando Varela (Steaua de Bucareste) e Tax (Téplice, Republica Checa).

 

Médios: Calú (Progresso de Sambizanga) e Sita (Recreativo do Libolo) - Angola; Babanco (Estoril) e Sérgio Semedo (Olhanense) - Portugal; Platini (CSKA de Sófia) e Sténio (Cherno More) - Bulgária; Tony Varela (Excelsior, Holanda) e Nuno Té (Universidade de Craiova, Roménia).


Avançados: Ryan (Lille), Odair (Reims) e Júlio Tavares (Dijon) - França; Djanini (Santos Laguna, México); Zé Luís (Braga), Ricardo Gomes (Guimarães), Nhuck (Sporting) e Kuca (Estoril) - Portugal e Garry Rodrigues (Elche, Espanha).

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

 

JoomSport Season Table

 

A

Team
Wins DRAW Lost Points
1 Académica do Porto Novo [SA] 0 0 0 0

B

Team
Wins DRAW Lost Points
1 Mindelense [SV] 0 0 0 0