Saturday, May 27th

Last update:01:09:50 PM GMT

Headlines:
You are here: DESPORTO Futebol Ex-Internacioanis poderiam ser homenageados na inauguração do Estádio Nacional

Ex-Internacioanis poderiam ser homenageados na inauguração do Estádio Nacional

E-mail Imprimir PDF

 

Cabo Verde está próximo de inaugurar o seu Estádio Nacional, faltando para isso, apenas a conclusão das obras de arruamento que vão valorizar ainda mais a infa-estrutura desportiva e a região de Monte Vaca.

 

Não faria sentido inaugurar o estádio sem as referidas obras prontas, pois seria como servir um excelente champagne, num copo sujo.

 

O momento será de festa por mais essa conquista do desporto nacional, além do futebol várias disciplinas do atletismo sairão fortalecidas pois vão ganhar um palco muito digno para sua prática.

 

Aproveitando o momento festivo e porque toda obra nasceu devido ao futebol e suas conquistas, porque não homenagear alguns dos futebolistas que ajudaram a construir a história da nossa selecção, como Bassana -- o mais internacional da época em que o nosso Mundial era a Taça Amílcar Cabral, Lito -- o jogador mais internacional de todos os tempos, Caló Ichi -- o melhor marcador em jogos internacionais, Djoi di Mamã -- o autor do primeiro golo da seleção, Flávio -- o primeiro capitão e Djô de Pedra Lume -- o primeiro guarda-redes e para muitos da sua época, o melhor que esse País já teve?

 

Também, porque não lembrar de nomes que fizeram parte da primeira seleção que em 78 deu início ao desbravar do caminho que veio colocar os Tubarões Azuis numa Copa de África das Nações e perto de um Play Off para o Mundial.

 

Tudo começou em 1978, com o primeiro estágio da Seleção Nacional na instância turística de Tarrafal, no interior de Santiago. Após alguns treinos em que participaram 25 atletas, foi selecionado o grupo que sobre as ordens de José Resende (Djidjé) e do falecido José Antunes (Tóka) foi participar na Taça Amizade na Guiné Bissau que viria a ser o embrião da Taça Amílcar Cabral.

 

Os que envergarem a sagrada camisola de todos nós e que formaram o primeiro onze e que agora poderiam ser lembrados são: O guarda-redes Djô de Pedra de Lume; os defesas Dani, Mané Djodje, Flávio e Djudjú; os médios Branco, Makuna, Djoi di Mamã e Cadino e a dupla de avançados Armandin e Zé di Nhana.

 

O jogo de estreia foi diante da Guiné Conakry que na época era uma das potências do continente, perdemos por 1 a 0.

 

No ano seguinte muitos dos atletas que participaram na estreia da seleção na Taça Amílcar Cabral, em defesa da Nação, contraíram paludismo e tiveram que sacrificar e correr em campo para honrarem a nossa bandeira.

 

Estiveram nesse grupo, treinado por Alberto Mota Gomes (Betinho), Domingos, Berona, Dani , Chico, Mané Djodje, Contche, Djudjú, Zé Maria, Jón de Júlia, Moreno, Totinho, Cadino, Caló, Sérgio e os falecidos Lúcio e Rubom.

 

Ainda poderiam ser lembrados Calú Pitão, Dimas, Betinho, Jón de Júlia, Noel, Bala, Paris, Gustin, Abel I, Abel II, Álvaro Freitas, Balalam, Box, Djobla, Baessa, Nha Kappa, Toy Best, Zé Rocha, Jorge Reggue, Jaba, Tatoco, Costa, Tchabana, Bera, Tchauca, Loló, Zé Piguita, Zé de Angola, Pú, Nelo Tambarina, Bubista, Toy de Sal, Gabey, Dady, Foryou, Janício, Dário, os falecidos, Lúcio, Djack, Di, Nhô Beta, Rubom e Quim, entre outros que derramaram suor pela causa nacional.

 

Uma camisola dos Tubarões Azuis, escrita nas costas o nome de cada um desses atletas já seria um sinal de reconhecimento pelo que fizeram por esta pátria em que como diz o poeta, sé riqueza é força de hôm. Por incrivel que pareça, muitos nem uma camisola da seleção têm.

 

Essa iniciativa poderia ser o embrião de uma Associação que poderia lutar por um Estatuto de Ex-Futebolistas Internacionais, pela preservação da memória da seleção, por uma pensão social para os necessitados, entre outras causas.

 

Por tudo que fizeram eles merecem esse investimento.

Comentários  

 
+2 #1 Carlos Silva - Ralao 30-10-2013 12:11
Mais do que justo, alias sera' a atitude mais sensata e inteligente a ser tomada pelas autoridades. Infelizmente havera uma campanha politica por parte de alguns politicos. Espero que estes ex jogadores mencionados, ainda vivos, estejam na tribuna VIP, em vez de la estarem politicos e seus familiares.
Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

 

JoomSport Season Table

 

A

Team
Wins DRAW Lost Points
1 Académica do Porto Novo [SA] 0 0 0 0

B

Team
Wins DRAW Lost Points
1 Mindelense [SV] 0 0 0 0