Wednesday, Mar 29th

Last update:01:09:50 PM GMT

Headlines:
You are here: POLÍTICA Nacional Cabo Verde quer maior ação internacional para promover a paz em África

Cabo Verde quer maior ação internacional para promover a paz em África

E-mail Imprimir PDF

 

O presidente da República, Jorge Carlos Fonseca apontou a reforma das Nações Unidas e, particularmente do Conselho de Segurança, como vital para que o mundo esteja mais capaz de lidar com diversas crises. Fonseca falava, ontem (27), numa entrevista exclusiva à Rádio ONU.

 

 

"A reforma do Conselho de Segurança, que e um dos meios, um dos instrumentos para uma maior democratização das Nações Unidas. A ONU tem que ser a estância mais democrática a nível planetário. Por isso, nós defendemos que o Conselho de Segurança deva ter entre os membros permanentes uma reputação africana", realçou.

 

Após ter feito o seu primeiro discurso como presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos da Fonseca também falou do combate ao tráfico de drogas na África Ocidental e na situação pós-golpe na Guiné-Bissau.

 

Desafios

"Nós condenamos inequivocamente o golpe de Estado. Como um país de Democracia e como que de Estado de Direito, nós não podemos estar a sufragar soluções que passem pela violência das armas pela interferência do poder militar no poder civil, e não podemos patrocinar ou dar cobertura a qualquer solução que passe pela legitimação de factos consumados. Nós desde o início dissemos que a solução passaria pelo retorno a ordem constitucional."

 

O líder também se referiu aos desafios para a região africana do Sahel, incluindo o Mali.

 

Reunião

O pronunciamento de Jorge Carlos da Fonseca segue-se a uma reunião mantida terça-feira com o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon.

 

Eles discutiram a segurança na sub-região, em particular, o impacto das mudanças climáticas em países insulares.

 

Fonseca destacou ainda as conquistas do Arquipélago com vista ao cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio.


 

JoomSport Season Table

 

A

Team
Wins DRAW Lost Points
1 Académica do Porto Novo [SA] 0 0 0 0

B

Team
Wins DRAW Lost Points
1 Mindelense [SV] 0 0 0 0