Wednesday, Mar 29th

Last update:01:09:50 PM GMT

Headlines:
You are here: MUNDO Ásia Ahmadinejad critica composição atual do Conselho de Segurança

Ahmadinejad critica composição atual do Conselho de Segurança

E-mail Imprimir PDF

 

O presidente do Irão, Mahmoud Ahmadinejad, discursou ontem (16) na Assembleia Geral da ONU pedindo aos participantes para "imaginarem" várias situações, entre elas a de um mundo livre de "egoísmo, desconfiança e ditaduras", entre outros males.

 

Ahmadinejad foi o sétimo a discursar na tribuna da Assembleia, em Nova York. Ele criticou a atual composição do Conselho de Segurança afirmando que o "órgão é dominado por número limitado de governos".

 

O Conselho de Segurança tem 15 membros sendo cinco com assentos permanentes: China, Estados Unidos, França, Grã-Bretanha e Rússia. Segundo o líder iraniano, isso impede a ONU de realizar suas responsabilidades de formas justa e equitativa."

 

Ahmadinejad citou ainda a cimeira do Grupo de Países Não-Alinhados, que foi realizada em Teerã, sob o tema "Gerenciamento Global Conjunto".  Ahmadinejad lembrou que a iniciativa foi apoiada por dezenas de chefes de Estado e governo que compareceram ao encontro.

 

Ele disse ainda que muitos países "tentam culpar outros" pelos problemas que tem. E afirmou que ele, pessoalmente, não acredita em problemas entre árabes, judeus e cristãos.

 

Segundo o presidente do Irão, fieis das três religiões convivem sem conflitos.

 

JoomSport Season Table

 

A

Team
Wins DRAW Lost Points
1 Académica do Porto Novo [SA] 0 0 0 0

B

Team
Wins DRAW Lost Points
1 Mindelense [SV] 0 0 0 0