Wednesday, May 24th

Last update:01:09:50 PM GMT

Headlines:
You are here: DIÁSPORA Brasil Consulado português no Brasil gerido por cabo-verdiano cresceu 400% em três anos

Consulado português no Brasil gerido por cabo-verdiano cresceu 400% em três anos

E-mail Imprimir PDF

O consulado de Portugal em Santos no Brasil, teve um crescimento de 400 por cento nos serviços prestados nos três anos geridos pelo cabo-verdiano José Augusto do Rosário, de acordo com uma reportagem publicada pelo jornal Mundo Lusíada.

 

 

José Augusto que é natural de São Nicolau e foi levado para o Brasil aos três anos de idade, está a frente da gestão dessa instituição diplomática portuguesa desde janeiro 2008.

 

Ele que é bancário e desempenhou importantes funções no banco americano JP Morgan, foi convidado para ocupar o cargo pelo empresário e cônsul honorário Armênio Mendes.

 

De acordo com a reportagem, José Augusto do Rosário chegou no cargo com bagagem e conhecimentos suficientes para saber o que fazer no sentido de levantar a moral da presença diplomática portuguesa perante a população.

 

Ele explicou que iniciou um trabalho de reengenharia baseado em um estudo do que seriam os gargalos que o consulado tinha naquela altura, em termos de processamento e de atendimento e, em cima disso, desenvolveu uma reestrutura de fluxos, otimização de processos e procedimentos, treinamento da equipa, mudança da cultura de atendimento e maior e melhor utilização das tecnologias de informação.

 

 

Estatísticas

 

As estatísticas do consulado indicam que durante a sua gestão e em que foram simplificados os processos para facilitar os utentes o acesso aos serviços, houve um excelente aumento dos números em itens, como Nacionalidades: 463,08%; Casamentos: 245,92%; Bilhete de Identidade: 306,98%; Passaportes: 308,72%; Total de Atos: 285,06%; e, entre outros, um aumento de nada menos que 1.741,79% em Recenseamentos Efetuados.

 

O crescimento, de acordo com os resultados oficias, permitiram ao Consulado um aumento de 246,17% nos Emolumentos e Receitas.

Comentários  

 
+1 #1 joão augusto santos 20-03-2012 12:36
gostei. apreciaria bastante que nos fosse facultado o seu contacto para além de e-mail, pois trabalhámos na rádio de cabo verde, rcv, onde apresentámos um programa "nação global", relacionado com a emigração (diáspora) caboverdiana.
o programa é directo, aos domingos, entre as 09:00 - 10:00 HCV. por essa razão, temos dificuldades em conseguir um elo nas américas, à excepção neste momento da argentina, onde temos a ligação é com o marcelino santos.
agradeciamos imensamente para que pudéssemos ter novas da vasta comunidade cabhoverdiana no imenso brasil.
joão augusto santos nascimento
jornalista da rádio de cabo verde (00.238.9.94.95.43 / 00.238.2.62.27.19 (estúdios) / ...26.55 (redacção) / ...30.54 (tel/fax) --- e-mail: .br.
Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

 

JoomSport Season Table

 

A

Team
Wins DRAW Lost Points
1 Académica do Porto Novo [SA] 0 0 0 0

B

Team
Wins DRAW Lost Points
1 Mindelense [SV] 0 0 0 0