Saturday, May 27th

Last update:01:09:50 PM GMT

Headlines:
You are here: SOCIEDADE Personalidades Há 175 anos nascia em Santo Antão o notável químico Roberto Duarte Silva

Há 175 anos nascia em Santo Antão o notável químico Roberto Duarte Silva

Avaliação do Usuário: / 5
PiorMelhor 

Há 175 anos nascia em Ribeira Grande, Santo Antão, Roberto Duarte Silva que viria a transformar-se num notável químico reconhecido internacionalmente. Ele faleceu a 9 de fevereiro de 1889.

 

 

Aos catorze anos começou a trabalhar como aprendiz num boticário e depois emigrou para Portugal. Masis tarde foi viver em Macau e depois em Hong Kong, onde abriu uma farmácia própria.

 

Ficou em Hong Kong até 1863, altura que mudou para Paris na França onde completou uma licenciatura em Ciências Físicas. Na capital francesa trabalhou em laboratórios e leccionou em várias escolas, vindo a notabilizar-se como cientista, sobretudo no ramo da Química Orgânica.

 

Em reconhecimento pelos altos serviços prestados à causa da Ciência, o santantonense que foi presidente da Sociedade Química de Paris foi condecorado com a mais alta distinção da França, a Legião de Honra.

 

Pelo seu mérito, também recebeu a distinção de comendador da Ordem de Santiago e ganhou o Prémio Joker, na época um título de sonho para qualquer cientista.

 

Aqui no País, ele o seu nome foi atribuído a uma escola secundária em Santo Antão e sua figura foi estampada nas notas de quinhentos escudos.

 

Recentemente foi postada no Facebook, uma foto da casa onde ele viveu e que segundo a opinião de alguns internautas não está a ser dado o devido valor. Alguns sugeriram que ela deveria ser restaurada e transformada em um museu.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

 

JoomSport Season Table

 

A

Team
Wins DRAW Lost Points
1 Académica do Porto Novo [SA] 0 0 0 0

B

Team
Wins DRAW Lost Points
1 Mindelense [SV] 0 0 0 0