Wednesday, May 24th

Last update:01:09:50 PM GMT

Headlines:
You are here: DIÁSPORA Brasil Cônsul em São Paulo morre vítima de ataque cardíaco (Atualizado)

Cônsul em São Paulo morre vítima de ataque cardíaco (Atualizado)

E-mail Imprimir PDF

Faleceu hoje (06) em São Paulo, no Brasil, vítima de ataque cardíaco, Aguinaldo Paulo da Silva Rocha, 70, que há mais de vinte e cinco anos desempenhava a função de Cônsul Geral Honorário de Cabo Verde, naquele estado brasileiro.

 

 

Conhecido entre os mais próximos por Naná, ele era natural de São Vicente e dedicava a exportação de produtos brasileiros para o País. Vinha com frequência para Cabo Verde, principalmente por altura da Feira Internacional de Cabo Verde (FIC) e do Festival de Música da Baía das Gatas.

 

Na sua carreira, exerceu entre outros, os cargos de Diretor da área financeira na Universidade Católica de Louvain na Bélgica e do Banco Europeu para a América Latina, em Bruxelas e no Brasil.

 

Além de empresário, em São Paulo ele era presidente da Mesa da Assembleia da Associação Caboverdiana do Brasil e membro do Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo.

 

Licenciado em Administração de Empresas pela Universidade Católica de Louvain na Bélgica, foi colega do ex-presidente da Republica António Mascarenhas e do presidente da CVTelecom, Humberto Bettencourt.

 

Também ele foi contemporâneo do ex-1º Ministro da Espanha, Filipe Gonzalez, do ex-presidente do Haiti Jean Bertrand Aristid e do atual presidente do Equador, Rafael Correa.

 

Aguinaldo Rocha foi condecorado com a Ordem do Mérito Infante D.Henrique, Primeiro Grau da Ordem do Dragoeiro – Cabo Verde, Prêmio Qualidade Brasil e Prêmio Cultura do Estado de São Paulo.

 

 

MIREX consternada

 

Em nota, o Ministério das Relações Exteriores disse que foi com a mais profunda consternação que tomou conhecimento do desaparecimento físico do Cônsul Geral honorário em São Paulo, função que exercia há mais de 25 anos.

 

Ainda de acordo com o documento, a sociedade cabo-verdiana viu-se assim privada de uma figura de referência e qualificou o diplomata como um defensor da causa cabo-verdiana, que soube traduzir de forma inquestionável ao longo da sua vida.

 

"No desempenho das suas funções consulares, trabalhou de forma incansável na defesa dos interesses de Cabo Verde promovendo de forma activa as relações com o Brasil", acrescenta.

 

"Na memória de muitos fica a disponibilidade e generosidade que o caracterizaram bem como o apoio prestado a inúmeros estudantes cabo-verdianos que passaram por São Paulo e não só", conclui a nota.

 

 

Velório

 

O corpo do empresário e diplomata vai ser velado a partir das 22 horas de hoje (06), no Cemitério do Araçá, na Avenida Doutor Arnaldo, no Sumaré, em São Paulo capital, conforme o site da Embaixada de Cabo Verde, em Brasília.

 

Ainda de acordo com a mesma fonte, amanhã o corpo segue para o Crematório da Vila Alpina, na Avenida Francisco Falconi. As cinzas virão para Cabo Verde.

Comentários  

 
0 #7 Zéca Spencer 09-01-2012 10:19
Nessa hora de dor, uma palavra amiga é sempre reconfortante. As saudades são muitas mas a obra deste GRANDE HOMEM é e continuará sendo reconhecida por todos nós que tivemos o inegualável prazer de conviver e desfrutar da presença e conversa com o Sr. Cônsul Geral de CV em São Paulo - Aguinaldo Rocha. Sabemos que ele ainda tinha muito para oferecer mas certamente deixou muitos preparados para dar seguimento ao seu trabalho.
Um Especial Abraço à família.
Citar
 
 
0 #6 carla carraro 07-01-2012 15:14
Foi com muita tristeza que recebi essa notícia de falecimento... meus pesâmes à família enlutada. E um muito obrigada pelas ajudas que recebi desse grande homem, Sr Naná.
Citar
 
 
+1 #5 valdemarxavier 06-01-2012 22:57
Infelizmente, como diz o Provérbio Crioulo " Morte ke te fica culpado” é como muita tristeza que recebi a noticia do falecimento do Senhor Cônsul .


Há três dias atrás estive no Consulado numa audiência com ele, como sempre ele estava bem-disposto e sempre prestativo para ajudar os estudantes.


Esse homem já fez muita, em prol dos estudantes Cabo Verdianos no Brasil, em Particular no Estado de São Paulo, conseguindo vagas nas mais diversas Universidades do Estado de São Paulo, com isenção de Mensalidades, para cursos de Graduação e Pós- Graduação.


Que a terra lhe seja leve, a família enlutada os meus sentimentos de pêsames, nessa hora de dor e perda do vosso ente querido.
Citar
 
 
+2 #4 Ivani Brito 06-01-2012 21:31
Descance em paz meu grande senhore. Trouce muita alegria na vida de muitos nos que estudou em Santo André e deu oportunidade para alcançamos nossos sonhos. Muito obrigado pela oportunidade. Sr. Nana como conhecido por todos. Descance. Meus sentimentos a toda família, amigos e conhecidos. RIP.
Citar
 
 
+2 #3 Ricardo Moura 06-01-2012 20:48
"meu amigo Sr. Aguinaldo Rocha, obrigado por tudo; descanse em paz!
À família, nossos sentimentos!
Ricardo & Marilda
Citar
 
 
+2 #2 Beatris Rocha 06-01-2012 19:53
R.I.P. Aguinaldo Rocha
Citar
 
 
+3 #1 Cocá Silva 06-01-2012 18:50
Meus sentimentos pelo grande Homem que foi, e fica todo o BEM que ele fez pelos Cabo-verdianos, em especial os estudantes no Brasil e não só. Que a terra lhe seja leve. Abraços
Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

 

JoomSport Season Table

 

A

Team
Wins DRAW Lost Points
1 Académica do Porto Novo [SA] 0 0 0 0

B

Team
Wins DRAW Lost Points
1 Mindelense [SV] 0 0 0 0